Imprimir

Imprimir Notícia

30/09/2022 às 19:46 | Atualizada: 30/09/2022 às 19:47

Auditoria das urnas eletrônicas será feita neste fim de semana

Gabriella Arantes

A auditoria das urnas eletrônicas, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), será às vésperas das Eleições Gerais de 2022, neste sábado (1º). Os equipamentos são de diversas regiões do Estado.

“Essa auditoria existe há muito tempo e antes ela era feita com três urnas. Agora, o TSE, em face dessas discussões, aumentou esse número de urnas para 23, sendo que três são feitas no próprio local”,  explicou o presidente do TRE/MT, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

Neste sábado, o juiz eleitoral, em audiência pública, sorteará as urnas de sessões eleitorais que seriam utilizadas no pleito. Os partidos políticos também podem indicar quais urnas eles querem que sejam auditadas, para que seja garantida a integridade e a segurança do processo eleitoral.

Depois disso, elas serão transportadas para Cuiabá e ficarão na Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT), onde será realizada uma votação simulada, no mesmo horário da votação oficial.

“O eleitor é convidado a votar. [...] A votação é simulada, é só para comprovar que o que foi feito na urna eletrônica bate com aquilo que colocou no papel”, disse o desembargador.

No final, serão comparados os resultados, para garantir que o que foi votado no equipamento eletrônico confere com o que está no papel impresso. Todo o processo é filmado 24 horas e é aberto ao público.
 
 Imprimir