Imprimir

Imprimir Notícia

01/10/2022 às 10:28 | Atualizada: 01/10/2022 às 10:34

STF nega receber liminar e registro de Neri segue indeferido

Jardel P. Arruda

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou receber em caráter liminar o recurso impetrado pela defesa de Neri Geller (Progressista), neste sábado (1), e com isso mantém indeferido o registro de candidatura ao Senado. O mérito da apelação deve ser analisado na próxima semana e, até lá, os votos que o progressista receber serão “congelados”.

 A defesa de Neri Geller apresentou embargos infringentes no STF com objetivo de reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a qual indeferiu por unanimidade o registro de candidatura do progressista. 

A Corte levou em consideração que ela mesma cassou o mandato de deputado federal e os direitos políticos dele no dia 23 de agosto, por abuso de poder econômico realizado na eleição de 2018, quando Geller foi eleito deputado federal.

Apesar da decisão, o candidato ao Senado pelo Progressista continua confiante na reversão do indeferimento da candidatura. "Tenho certeza de que vamos vencer, porque a verdade está do nosso lado. Neste domingo, vote em paz, vote sem medo no 111, que este voto vai valer e, se eu for o mais votado, serei senador", afirma o candidato indeferido.

Com o registro indeferido, os votos em Neri Geller serão considerados nulos até que o STF analise todos os recursos da defesa. Caso a decisão seja revertida e seja deferido o registro, os votos voltarão a ser validados e ele pode ser eleito, caso venha a vencer as eleições.
 
 Imprimir