Imprimir

Imprimir Notícia

02/10/2022 às 12:45

Tempo de verificação de voto e problemas com biometria causam lentidão em votação

Eduarda Fernandes

O longo tempo de espera nas filas de votação tem gerado muitas reclamações por parte dos eleitores na manhã deste domingo (2). Votantes tanto em Cuiabá quanto em Várzea Grande relatam uma demora atípica no ritmo de votação, muito aquém dos pleitos anteriores.

Alguns fatores contribuem para isso e um deles é que, nesta eleição, há cinco cargos para serem escolhidos. A biometria também tem causado lentidão, pois muitos eleitores precisam de várias tentativas até que a digital seja reconhecida.

Além disso, neste pleito, os eleitores terão tempo extra para verificar o voto na urna eletrônica. A medida serve para evitar que as pessoas não concluam o voto por engano. De acordo com a Justiça Eleitoral, pela primeira vez, a urna só vai liberar a confirmação no botão verde um segundo após o eleitor digitar o número do candidato para cada um dos cargos em questão no pleito.

Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), duas grandes zonas eleitorais, os corredores estavam lotados. Na escola municipal Pedrosa de Morais e Silva, localizada no bairro Novo Paraíso, em Cuiabá, e na escola municipal professora Marilce Benedita de Arruda, eleitores chegaram a ficar duas horas na fila.

Na escola estadual Irene Gomes de Campos, em Várzea Grande, também há longas filas.


 
 
 Imprimir