Imprimir

Imprimir Notícia

22/10/2022 às 08:30

Em ato pró-Lula, ex-ministro reúne artistas e diz que Cultura é central na luta por direitos

Da redação - Katiana Pereira / Reportagem local - Priscila Mendes

O ex-ministro da Cultura nos governos Lula e Dilma, ambos do Partido dos Trabalhadores, Juca Ferreira, esteve em Cuiabá para um encontro com artistas, promovido pela coordenação da campanha do segundo turno para o ex-presidente. 

O encontro reuniu cerca de 100 pessoas, entre elas, artistas e lideranças políticas como os deputados estaduais Lúdio Cabral, Valdir Barranco, ambos do PT, o deputado Allan Kardec (PSB), a deputada federal Rosa Neide (PT), maestro Fabrício Carvalho, Verinha, DJ Taba, Eliane Xunakalo -indígena candidata não eleita e até o lendário Carlos Abicalil. 

Em sua fala, voltada para os artistas, o ex-ministro defendeu que cultura é uma dimensão da condição humana, tanto da vida social como individualmente. Não existe ser humano sem cultura, não existe comunidade, cidade, nação sem sua dimensão simbólica. “A cultura é central na luta por direitos", ressaltou. 

Para Juca, o atual governo não prioriza essa área, promovendo ações que prejudicaram o setor, como a exclusão do Ministério da Cultura, e as medidas provisórias para adiar o cumprimento das leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo

O ex-ministro disse ainda que o novo presidente eleito deve, prioritariamente, defender a democracia, e para isso é necessário respeitar a singularidade de cada região. “Tá nascendo um novo povo brasileiro. Com muitas demandas. O Brasil democrático vai nascer a partir dos estados. Se a realidade de Mato Grosso não estiver presente na construção de uma nova democracia mais potente, então não tem democracia”, disse.

Juca Ferreira é sociólogo e presidente do Instituto Cultura e Democracia. Foi duas vezes ministro da Cultura, ex-Secretário de Cultura de São Paulo e de Belo Horizonte. Duas vezes vereador e Secretário de Meio Ambiente em Salvador. Embaixador especial da Secretaria Geral Ibero-Americana.
 
 Imprimir