Imprimir

Imprimir Notícia

22/03/2023 às 16:38

VG envia medicamentos e insumos para garantir atendimento nas unidades de saúde de Cuiabá

Leiagora

A Prefeitura de Várzea Grande cedeu medicamentos e outros insumos para ajudar no atendimento de pacientes das unidades de saúde da Capital. A medida atende uma solicitação da interventora Daniella Carmona, que coordena a intervenção na saúde de Cuiabá desde o último dia 15, por determinação do judiciário de Mato Grosso.

Foram enviados medicamentos, soro, anestésico cirúrgico entre outros produtos na tarde desta quarta-feira (22).  Além disso, o gabinete de intervenção ainda irá pegar carona em processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Várzea Grande para aquisição de medicamentos, equipamentos, insumos e outros produtos considerados essenciais e de grande rotatividade nas unidades de saúde.

Isso porque, dentro dos vários processos licitatórios existentes, alguns permitem maior celeridade para fazer frente a urgência e emergência, como no caso da Saúde Pública.

Para o prefeito Kalil Baracat (MDB), ajudar na saúde de outros municípios é permitir que o SUS promova os atendimentos necessários.

“Temos que fazer todos os setores da saúde funcionar desde a tenção Primária, para aqueles casos normais em que 90% dos atendimentos realizados solucionam os problemas das pessoas, evitando assim uma piora no quadro de saúde e atendimentos mais especializados que são da Atenção Secundária e posteriormente na Atenção Terciária que já são os casos de internações em UTI que demandam mais recursos, mais pessoal. Quando os três setores funcionam, os custos reduzem, os resultados são mais certos e a saúde das pessoas é preservada”, disse.

Já para o secretário Gonçalo Barros é fundamental que Cuiabá e Várzea Grande atuem em conjunto pois isto representa melhor qualidade de vida para a população.

“O que importa é atender bem e assegurar acesso a todos que necessitam a saúde de qualidade, sem custos e com resolutividade. Se no primeiro atendimento médico ou odontológico nós tivermos sucessos, os custos serão menores, o estresse de médicos, enfermeiros e dos próprios pacientes serão menores, pois todos sofrem quando a saúde falha, e a situação fica sob controle, para que então possamos focar nos casos de urgência e emergência que são os mais graves”, disse Gonçalo Barros.


 

O município de Várzea Grande cedeu medicamentos, soro, anestésico e outros insumos para Cuiabá, atendendo um pedido do Gabinete de Intervenção. pic.twitter.com/ct5EDJA8Ug

— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) March 22, 2023
 
 Imprimir