Imprimir

Imprimir Notícia

10/05/2023 às 19:27 | Atualizada: 10/05/2023 às 19:28

Audiência Pública discute implantação de faixas de embarque e desembarque para motoristas de App em Cuiabá

Leiagora

A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (10) audiência pública, onde foi discutida a necessidade da Prefeitura de Cuiabá implantar faixas de embarque e desembarque exclusivas para passageiros que utilizam motoristas de aplicativos para se locomoverem na capital. 

Foi também debatida a proposta de implantação de pontos de apoio para descanso e auxílio para motoboys de aplicativos que usam plataformas como do iFood para  a entrega de alimentos e outros produtos.  

“Na audiência mostramos vários modelos de faixas exclusivas para o embarque e desembarque que funcionam em diversas cidades brasileiras. Também mostramos modelos de pontos de apoio para motoboys, onde plataformas como o iFood já implantaram em cidades como Goiânia e Fortaleza. Os pontos são cobertos, tem assentos, banheiros masculino e feminino, equipados com bebedouros, pias e torneiras. Já passou da hora de Cuiabá também buscar trazer melhorias nesse sentido para esses trabalhadores que prestam um importante serviço a população”, defendeu o vereador Dilemário. 

Além de motoristas e motoboys de aplicativos, a audiência contou também com a presença de representante da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob),  vereadores, deputados e o representante do terminal rodoviário de Cuiabá. A concessionária COA, que administra o Aeroporto Marechal Rondon, enviou oficio ao vereador Dilemário Alencar informando que atendeu a reivindicação de implantar uma faixa exclusiva para embarque e desembarque voltada para motoristas e motoboys de aplicativos de transporte de passageiros. 

 Uma comissão de representantes dos trabalhadores por aplicativos foi constituída na audiência. A proposta é instalar um mesa permanente de negociação com a Semob para buscar consenso sobre a proposta de projeto de lei do vereador que visa autorizar o poder público municipal a criar espaços de faixas para embarque e desembarque na rodoviária, shopping centers, supermercados, hospitais, condomínios, instituições de ensino e em locais estratégicos e movimentados da região central.   

 "Além da questão das faixas exclusivas e pontos de apoio, queremos  que a Semob crie um canal direto com os representantes dos trabalhadores de aplicativos para humanizar a fiscalização da categoria que trafega todos os dias nas ruas da nossa cidade transportando milhares de pessoas e levando alimentos. Queremos que a Semob seja parceira dessa sofrida categoria, onde primeiro os agentes de trânsito busque a orientação, para evitar a revoltada da multa e do guincho dos veículos e motos que são o ganho de pão deles, pois o valor de uma multa pesa muito no bolso desses trabalhadores”, concluiu o vereador.

 
Com Assessoria
 
 Imprimir