Imprimir

Imprimir Notícia

26/05/2023 às 07:30 | Atualizada: 26/05/2023 às 07:37

Chico 2000 pede que Comissão da Saúde apure as mais de 17 mil mortes citadas pela intervenção

Paulo Henrique Fanaia

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Chico 2000 (PL), irá determinar que a Comissão de Saúde da Casa de Leis apure o levantamento feito pela equipe de intervenção estadual que apontou que mais de 17 mil pessoas já morreram à espera de cirurgias eletivas no município de Cuiabá.

Reconhecendo a gravidade da situação, o presidente afirmou que deixará a Comissão livre para atuar da forma que bem entender, seja investigando, apurando e até mesmo realizando a convocação da chefe de intervenção, Danielle Carmona
 
“Essas declarações são graves. Se houve óbitos nós precisamos saber quais as razões. Foram negligências do poder Executivo Municipal? Foram negligências dos servidores? Quais são esses óbitos? Quais as causas desses óbitos? Pra que a gente possa tomar a direção que se faz necessária. Nós estamos falando de 17 mil vidas e não se faz declaração desse nível sem que se tenha obrigação de ter toda a base de esclarecimento” afirmou o vereador.
 
Nas últimas semanas o Gabinete de Intervenção identificou que 17.682 mil pessoas morreram na fila de espera de regulação desde 2014 na Capital. A informação consta no relatório quinzenal, enviado pela interventora Danielle Carmona ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O resultado é fruto de um cruzamento de dados do Sistema Nacional de Regulação e o Sistema de Informação sobre Mortalidade
 
Desde o começo da Intervenção, em 15 de março deste ano, Chico 2000 se demonstrou contrário à medida. Base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o vereador defende com unhas e dentes que falta de necessidade de que o governo do estado atue na pasta de Saúde da Capital.
 
 Imprimir