Imprimir

Imprimir Notícia

02/07/2023 às 11:02

'Ausência de Bolsonaro no pleito de 2026 deixa eleição manca', avalia Fagundes

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O senador Wellington Fagundes (PL) acredita que a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixará a próxima eleição presidencial “manca”, e pede explicações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Isso traz para o futuro uma eleição manca, porque a maior liderança do país foi extirpada, afastada do processo eleitoral por opinião. Essa foi uma pena extremamente pesada e que deixa, todos nós que vivemos em uma democracia, extremamente preocupados, porque essa decisão tem que ser muito bem explicada para o país”, enfatizou.

As declarações do congressista referem-se a decisão da Justiça Eleitoral, que na última sexta-feira (3) declarou a inelegibilidade do ex-presidente por oito anos, contados a partir das Eleições 2022. Ele foi “condenado” por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Na visão de Fagundes, isso irá prejudicar o processo eleitoral em 2026. “No Basil tivemos uma eleição muito polarizada e todos aqueles que eu votaram no Bolsonaro, gostariam, querem uma disputa. A legitimidade da democracia que é o voto, agora, tirando o Bolsonaro, isso vai prejudicar ao meu ver, o processo eleitoral futuro”, completou.

Por outro lado, acredita que mesmo de fora da eleição, Bolsonaro irá ser um grande cabo eleitoral, inclusive no pleito do ano que vem. “Ao meu ver, Bolsonaro será o maior cabo eleitoral da história, e agora na eleição municipal nós já vamos ver isso”, finalizou.
 
 Imprimir