Imprimir

Imprimir Notícia

18/07/2023 às 15:20

Garcia minimiza pesquisa que aponta empate técnico entre Abílio e Botelho: 'não é nenhuma preocupação'

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), minimizou a pesquisa MT Dados divulgada nesta terça-feira (18), a qual aponta o deputado federal Abílio Brunini (PL) e o estadual Eduardo Botelho (União) liderando as intenções de votos para prefeito de Cuiabá.

O integrante do primeiro escalão estadual, que também tem trabalhado o seu nome para a disputa majoritária da Capital no próximo ano, afirma que o resultado não o deixa preocupado.


#OLHO#

“Não é nenhuma preocupação, pesquisa tem para todos os tipos, todos os gostos”, enfatizou na manhã desta terça-feira (18), após a veiculação do levantamento pelos veículos de comunicação.

Para ele, pesquisas de intenção de voto não podem nortear uma decisão sobre candidatura, uma vez que pode não refletir a realidade do eleitorado.

“Se pesquisa decidisse eleição, Bolsonaro não seria presidente da República, Tarcísio não seria governador de São Paulo, Blairo não teria sido governador do Mato Grosso, e tantos outros grandes governadores e prefeitos do Brasil a fora não teriam sido, se pesquisa valesse tanto”, completou.

Na pesquisa estimulada, na qual é apresentada ao eleitor uma lista de nomes aos entrevistados, Abílio aparece com 23% das intenções de voto, seguido por Botelho com 22%, Lúdio Cabral (PT) com 9%, José Roberto Stopa (PV) com 5%, Garcia com 4% e Ulysses Moraes (Podemos) com 1%.

Na modalidade espontânea, onde não é apresentada uma relação de candidatos aos eleitores, Abílio também aparece na frente com 16%, seguido por Botelho com 13%, Lúdio com 5%, Stopa com 3%, Garcia com 2% e Ulysses com 1%.

Foram ouvidos 1.800 cuiabanos e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos, enquanto o nível de confiança é de 95%, conforme alega a instituição.
 
 Imprimir