Imprimir

Imprimir Notícia

23/07/2023 às 10:02

Chico convoca reunião para tratar sobre criação de duas novas cadeiras de vereadores em Cuiabá

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O primeiro tema a ser debatido pelos vereadores de Cuiabá após o retorno do recesso parlamentar será possível aumento no número de cadeiras na Casa de Leis. A informação é do presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000 (PL), que já está articulando uma reunião com todos os parlamentares para tratar sobre o assunto.

A criação de mais vagas no Legislativo da Capital tem como base a divulgação do censo de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O levantamento apontou que Cuiabá tem 650.912 moradores, o que dá margem para a criação de duas novas vagas na Câmara de Vereadores, uma vez que a Constituição Federal estabelece que cidades com população entre 600 e 750 mil pessoas podem ter até 27 vereadores.

A intenção dos parlamentares é aumentar o número de cadeiras no Parlamento municipal de 25 para 27 vereadores. 

Os vereadores retornam das “férias” de julho no próximo dia 1º de agosto. O chefe do poder Legislativo afirma que não pode tomar essa decisão sozinho.

#OLHO#

“Dia primeiro de agosto voltamos do recesso, vamos reunir os 25 vereadores, colocar a proposta na mesa e eles vão decidir, eu não vou decidir monocraticamente, porque o projeto precisa ir ao plenário e ser aprovado por eles”, enfatizou.

Diante disso, afirma que só irá apresentar a propositura para criação de duas novas cadeiras no Parlamento Municipal, se for a vontade da maioria.

“Nada mais justo e lógico do que isso  ser discutido por todos os vereadores. Se a vontade deles for para que aumente, eu faço o projeto. Se a vontade deles for para que não aumente, eu não faço o projeto”, completou.


Nos bastidores, a maioria dos vereadores já se posiciona favorável à medida. Eles acreditam que isso pode aumentar as chances de eles retornarem ao Legislativo na próxima legislatura, tendo em vista que boa parte deles irá buscar a reeleição no pleito do próximo ano.

Vale lembrar que, para valer para a próxima legislatura, a propositura precisa ser apresentada e aprovada ainda neste ano, tendo em vista que a eleição que definirá quais serão os novos integrantes da Câmara de Cuiabá para o período de 2025-2028, ocorre em outubro do próximo ano.

 
 
 Imprimir