Imprimir

Imprimir Notícia

11/08/2023 às 17:09

MDB adia negociações com Botelho para depois das eleições do diretório estadual

Paulo Henrique Fanaia

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) irá primeiro resolver questões internas para só então negociar a possível filiação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Eduardo Botelho (União). A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (11) pela deputada estadual Janaina Riva, que durante esta semana participou de diversas reuniões com Botelho em Brasília. O presidente da AL esteve conversando com dirigentes partidários para escolher a nova casa política.
 
De acordo com Janaina, a conversa de Botelho com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, foi um “cortejo” e bem informal. Embora o partido tenha noção da importância da filiação de Botelho e sua possível corrida à Prefeitura de Cuiabá, até o momento o MDB não estabeleceu nenhum tipo de condição ou prazo, tal que foi imposto pelo Partido Social Democrático (PSD) no mesmo dia.
 
“O MDB está vivendo uma discussão interna. Então isso [a filiação de Botelho] é precoce pro partido. Primeiro tem eleição do diretório, aí depois eu acredito que vai centrar nessa questão dos diretórios municipais. Então é um partido mais orgânico, eu sempre falo pro pessoal que a discussão aqui é um pouco maior, um pouco mais embaixo”, disse Janaina Riva.
 
A deputada garantiu que, antes de tudo, o partido deve reunir as principais lideranças estaduais de Mato Grosso, como Carlos Bezerra, Juarez Costa, Emanuelzinho e ela mesma, para discutir junto de Baleia Rossi as formas com que as negociações com Botelho podem tomar corpo, haja vista que o presidente da AL está sendo “assediado” por grandes siglas no estado tais como o PSD, PSB, Republicanos e pelo próprio MDB.
 
A única garantia que Janaina recebeu até o momento surgiu do próprio Botelho, que afirmou pessoalmente à deputada que vai pensar muito, fazer pesquisas e que até o fim do ano toma uma decisão.
 
“Cuiabá é uma cidade que tem mostrado nas últimas eleições ser de eleitorado mais de centro, entre direita e centro-esquerda, então ele [Botelho] está em analisado tudo isso. Vai fazer pesquisa antes de escolher um partido. Então ele está agindo com bastante razão. Ele falou pra mim que vai tomar uma decisão até final do ano. Acho até precoce falar assim que ele já estaria com pé no PSD. Acho que não é bem assim”, disse a parlamentar.

Eleição adiada

A eleição do diretório estadual do MDB estava marcada para a próxima segunda-feira (14), mas foi adiada para o final deste mês, pois o partido não conseguiu reunir as assinaturas suficientes dos filiados para que as eleições acontecessem na próxima segunda.
 
 Imprimir