Imprimir

Imprimir Notícia

16/08/2023 às 17:06 | Atualizada: 16/08/2023 às 17:09

Lúdio vai a Brasília para discutir pré-candidatura com Gleisi Hoffmann

Jardel P. Arruda

Cotado para disputa para prefeito de Cuiabá em 2024, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) vai a Brasília no dia 28 deste mês para reunião com o diretório nacional do PT. Depois disso, o parlamentar deve continuar no Distrito Federal por mais um ou dois dias para uma reunião particular com a presidente Gleisi Hoffmann (PT) para discutir o calendário eleitoral do partido e o projeto político na Capital de Mato Grosso. 

Os rumos da conversa devem ditar se ele irá oficializar ou recuar de uma pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Lúdio defende que o nome seja escolhido dentro do partido somente em 2024 porque a conjuntura eleitoral pode mudar até lá. Contudo, a atual orientação partidária é por uma definição até o fim de outubro deste ano.

“No dia 28 de agosto haverá uma reunião do diretório nacional e eu irei participar dessa reunião e ficarei em Brasília, talvez uns dois ou três dias, para dialogar com a presidente do partido, com os coletivos políticos do partido para poder avaliar se de fato é essa é esse o encaminhamento que o PT irá tomar ou se virar tomar essa seleção apenas em 24, para a partir daí eu avaliar como que eu me comportaria diante desse cenário. Se eu apresentarei ou não o meu nome como pré-candidato”, disse o deputado, nesta quarta-feira (16).

Dentro do PT, além de Lúdio Cabral, a ex-deputada federal e diretora da Companhia Nacional de Habitação, Rosa Neide, também é cotada para disputar a Prefeitura de Cuiabá. Ela foi a parlamentar mais votada na capital nas eleições de 2022, bem como em Mato Grosso, mas não foi eleita porque a chapa do Partido dos Trabalhadores não atingiu coeficiente eleitoral.

Por enquanto, Lúdio tem adotado uma estratégia de não discutir política eleitoral e deixar os adversários políticos mais citados como pré-candidatos trocarem farpas em uma disputa antecipada. Por outro lado, os dirigentes do PT querem garantir um amplo leque de alianças, a exemplo da estratégia que garantiu a vitório de Lula para presidente em 2022, e por isso também é necessário antecipar as conversas.

Além disso, o PT ainda precisará discutir dentro da Federação brasil da Esperança quem será o candidato do grupo, pois o Partido Verde tem como pré-candidato o atual vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa.
 
 Imprimir