Imprimir

Imprimir Notícia

01/10/2023 às 09:02

Mais de 6 mil medicamentos vencidos serão descartados pelo Gabinete de Intervenção após compra desmedida

Leiagora

Mais de 6 mil medicamentos vencidos serão descartados pelo Gabinete de Intervenção, após uma compra desmedida feita entre os anos de 2021 e 2022 pela Prefeitura de Cuiabá, antes da intervenção na saúde do município. As quantidades compradas foram além das medidas costumeiramente utilizadas pelas unidades hospitalares, o que indica que a avaliação do consumo mensal da cidade não tenha sido correta.

Entre os medicamentos que serão descartados, há itens que foram comprados mesmo havendo grandes estoques no Centro de Distribuição da capital. É o caso, por exemplo, do Etomidato 2mg/ml - Ampola 10ml, que foi comprado em novembro de 2022 em uma quantia de 3.825 itens, porém, a cada três meses são utilizados apenas 436. Isso fará com que 1.680 unidades deste medicamento sejam descartadas.

Outro fármaco que será descartado, por erro na programação de compra, é o Aciclovir 50mg/g - 10mg creme, em que foram comprados 45 mil itens, em dezembro de 2021. No período de três meses, são utilizados apenas 17.086, o que incorrerá no descarte de 30 unidades.

A Intervenção explicou que os produtos já estavam em estoque no Centro de Distribuição, e que foram de compras anteriores a essas, sendo distribuídos e doados, pois iriam vencer antes. No entanto, por conta da grande quantidade, não foi possível a distribuição de tudo em tempo hábil.

O descarte dos medicamentos será feito no final da próxima semana, com a presença dos órgãos controladores.

 
Com informações da assessoria
 
 Imprimir