Imprimir

Imprimir Notícia

26/10/2023 às 08:39

Caso seja preterido dentro do PL, Chico pode apoiar Abílio em 2024

Paulo Henrique Fanaia

Caso Chico 2000 (PL) não consiga ser de fato o candidato a prefeito do Partido Liberal para as eleições de 2024, ele pode muito bem apoiar o favorito da sigla, o deputado federal Abílio Brunini. Pelo menos foi o que disse o próprio Chico durante conversa com a imprensa na manhã desta quarta-feira (25). Mesmo estando em lados opostos, o presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá afirma que é leal ao partido e vai apoiar o candidato que o PL definir.
 
“Se eu não for escolhido pelo PL, o meu candidato a prefeito será aquele que for escolhido pelo PL ou que tiver o apoio do PL. Isso precisa deixar muito claro, porque senão fica a impressão de que eu estou no PL, mas estou trabalhando, apoiando, outro candidato. Isso não é verdade. Eu sempre fui leal às bases do PL. Vou continuar sendo. Estou colocando o meu nome para ser candidato. Se não for aprovado pelo partido, eu vou seguir as diretrizes e apoiar aquele que foi encaminhado pelo PL”, disse Chico.
 
Os dois pré-candidatos não se bicam desde a época em que dividiam o Plenário de deliberações da Câmara Municipal. Chico até mesmo votou pela cassação de Abílio em 2020, em uma sessão conturbada em que o atual deputado federal destilou acusações a todos os vereadores presentes, incluindo Chico. Ambos passaram a ter uma relação um pouco mais “amigável” quando Abílio se filiou ao Partido Liberal para seguir o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021.
 
Mesmo sendo um dos mais antigos na sigla e com cinco mandados de vereador no currículo pelo mesmo partido, Chico foi colocado para escanteio pela legenda neste ano. O parlamentar anunciou que tem a pretensão de concorrer à Prefeitura de Cuiabá, mas o partido e o próprio Valdemar da Costa Neto, presidente Nacional da PL, já demonstrou que o candidato será Abilio, tendo, inclusive, o nome referendado pelo ex-presidente Bolsonaro.

Este fato fez com que Chico saísse da presidência municipal do PL em Cuiabá e quem tomou posse foi Abílio que já disse que quem é da base de Emanuel Pinheiro (MDB) será convidado a se retirar da sigla, um recado mais do que direto a Chico.
 
Enquanto isso, mesmo sem apoio no partido, Chico ainda insiste que quer ser o cabeça de chapa em Cuiabá. Se ele vai conseguir ou não, só as convenções partidárias em 2024 vão dizer.
 
 Imprimir