Imprimir

Imprimir Notícia

08/05/2024 às 10:35

Último dia para regularizar pendências com o TRE-MT; confira os locais de atendimento

Paulo Henrique Fanaia

Termina nesta quarta-feira (8) o prazo para que todos os eleitores brasileiros resolvam suas pendências eleitorais ou tirem o título para votar nas eleições do dia 6 de outubro. Para acelerar os trabalhos, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) vai atender a população cuiabana em cinco pontos de Cuiabá até às 18h.
 
O coordenador da corregedoria eleitoral de Mato Grosso, Carlos Luanga, concedeu uma entrevista ao programa Entre Elas, na Rádio Capital, nesta terça-feira (7) e elencou quais serviços podem ser realizados até hoje. São eles: tirar o título de eleitor, coletar biometria, transferir título eleitoral, regularizar situação eleitoral e atualizar os dados no cadastro eleitoral.
 
Em Cuiabá, os postos de atendimento funcionarão até às 18h nos seguintes locais: na Casa da Democracia (TRE-MT na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, no Centro Político Administrativo); na Assembleia Legislativa de Mato Grosso; no Ganha Tempo do CPA I e no Ganha Tempo da Praça Ipiranga; e no Fórum de Cuiabá.
 
Lembrando que, quem chegar até às 18h, receberá uma senha para ser atendido, desta forma, os trabalhos internos podem se estender até às 20h, atendendo a todos que estiverem com senha. Para conferir se há alguma pendência, o eleitor pode acessar o site do TSE.
 
A partir do dia 9 de maio até o dia 5 de novembro, o cadastro eleitoral ficará fechado, ou seja, os atendimentos nas unidades da Justiça Eleitoral e no serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet só serão retomados após esse período.
 
Carlos Luanga ressalta que caso o eleitor esteja a três eleições consecutivas sem votar, pode ter o título cancelado. Vale lembrar que
 cada turno corresponde a uma eleição. Se o eleitor foi convocado para fazer a biometria e não compareceu, o título também pode ser cancelado.
 
De acordo com dados oficias do Tribunal Superior Eleitoral, de janeiro a abril deste ano, mais de 2,1 milhões de pessoas em todo o Brasil tiraram o título de eleitor. Nesse período, também foram feitas mais de 1,9 milhão de transferências de domicílio eleitoral.
 
“As coisas melhoraram, a população está consciente. Estávamos com 74% dos eleitores com biometria e hoje estamos com quase 86%. As pessoas estão procurando a Justiça Eleitoral para regularizar o título e fazer o cadastramento, isso é muito positivo”, diz Carlos Luanga.
 
 
 Imprimir