Imprimir

Imprimir Notícia

09/05/2024 às 10:50

'O Tribunal de Contas vai ter que explicar muita coisa para a sociedade', diz Mendes sobre decisão de Albano

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O governador Mauro Mendes (União) cobrou uma explicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com relação a decisão do conselheiro Valter Abano, que na noite desta quarta-feira (8) suspendeu a decisão que havia negado o pedido de revisão do parecer prévio das contas de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), referente ao ano de 2022.

A dúvida do gestor é se a medida suspendeu o parecer prévio que havia reprovado as contas do emedebista no final do ano passado. “Eu fiquei sabendo pela imprensa, não conheço detalhes da decisão, mas eu diria como cidadão: isso me parece muito estranho. O Tribunal de Contas vai ter que explicar muita coisa para a sociedade”, disse na manhã desta quinta-feira (9).

Conforme a decisão de Albano, o parecer emitido pela reprovação dos balancetes do chefe do poder Executivo não foi alterado. O conselheiro vai apenas reavaliar o agravo que havia sido protocolado pelo emedebista, questionando uma decisão negativa da Corte de Contas, que rejeitou o seu pedido para revisar as suas contas.

 O despacho ainda determina que o Legislativo Cuiabano suspenda a tramitação do balencete do gestor até a análise final do recuso, tendo em vista que a palavra final sobre manter a repovação ou não das contas de Emanuel é do Parlamento Municipal.

Vale lembrar que, Albano foi o único conselheiro a se posicionar pela aprovação das contas de gestão de Emanuel. Ele reconheceu o déficit de R$ 1,2 bilhão que foi apontado pelo relator do processo, conselheiro Antônio Joaquim, mas fez alguns apontamentos, tendo em vista que se tratam de ações referentes à saúde pública. 
 
 
 Imprimir