Imprimir

Imprimir Notícia

11/05/2024 às 14:40

Mendes rebate promotor, afirma que está de saco cheio e volta a defender leis ambientais mais duras

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

O governador Mauro Mendes (União) afirma que está de “saco cheio” de lançar programas de combate a queimadas para combater crimes ambientais e não ter resultados eficazes O gestor afirma que segue a legislação à risca, que faz apreensões e aplica multas altas, mas mesmo assim os criminosos não são inibidos.

Diante disso, ele volta a defender leis ambientais mais duras. Para o chefe do Executivo Estadual, “lei dura e inteligente muda o padrão de comportamento da sociedade”. 

“Confesso para vocês que eu já estou de saco cheio de vir todo ano aqui lançar esse negócio para combater o crime, gastar dinheiro que poderia estar sendo utilizado na saúde, na educação, melhorando a qualidade de vida da população, para combater criminosos e os crimes continuam sendo cometidos”, desabafou.

As declarações de Mendes são reflexo do discurso do promotor de Justiça Gerson Barbosa, que durante lançamento do programa de combate a queimadas nesta quinta-feira (9), proferiu duras críticas a gestão estadual no que tange a atuação na área ambiental

Na oportunidade, o promotor chegou a dizer, inclusive, que não vê necessidade em mudar a legislação e cobra o cumprimento delas na íntegra, como a arrecadação de multas e aplicação das penalidades previstas para quem comete crimes ambientais.

O governador, contudo, rebateu, cita que 98% cumpre o que manda a lei, e que o Estado tem atuado de forma efetiva contra esses 2%. “Como que acaba com o ilegal? Pena muito dura em cima desse ilegal; penalizar quem estar errado e privilegiar quem age corretamente”, finalizou.
 
 Imprimir