Imprimir

Imprimir Notícia

28/05/2024 às 09:08

Obras de duplicação na Imigrantes, em Várzea Grande, começam ainda este ano, diz Kalil

Da Redação - Marina Martins / Da Reportagem Local - Jardel Arruda

A duplicação da Rodovia dos Imigrantes (BR-070), que teve a ordem de serviço assinada na última sexta-feira (24), deve iniciar pelo trecho de Cuiabá. Apesar disso, a expectativa do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), é que as obras atravessem a ponte ainda este ano.

“Cobrei o Cidinho agora, cobrei o Rafael [Vitale, diretor geral], da ANTT, sobre a aprovação do projeto para que inicie. O Cidinho - e o secretário Rogério Gallo também - me disse que o projeto tá em fase de ser aprovado. Sendo aprovado, lança licitação e querem dar ordem de serviço esse ano. E já querem começar as obras das trincheiras, dos concretos armados. Então eles querem já fazer essas obras de interligação, as obras começam esse ano”, defendeu.

As obras em Várzea Grande foram divididas em dois trechos por causa da atualização do projeto a fim de minimizar o impacto de desapropriações. Os trabalhos devem ser iniciados no fim de 2024. 

“Palavras da equipe técnica: do secretário do estado, do Cidinho, que é o presidente do consórcio. Estão otimistas que o trecho de Cuiabá se faça de 18 meses. Várzea Grande eles começam esse ano ainda, assim são as palavras deles”, concluiu.

O projeto

As obras de duplicação serão divididas em dois lotes, sendo o primeiro de 16,3 quilômetros entre o km 495,9 de Cuiabá e o km 512,2 de Várzea Grande, incluindo a ponte sobre o Rio Cuiabá. O prazo para conclusão deste trecho é de 18 meses. A ordem de serviço é de R$ 302 milhões. 

O Lote II, que passa pelo segmento urbano de Várzea Grande, compreende do km 512,2 ao km 524 da BR-070, no Trevo do Lagarto, é orçado em R$ 298 milhões.

O projeto inclui soluções para alguns pontos, como a transposição centro-bairro nas regiões de São Mateus (Avenida Filinto Muller), Capão Grande e Praia Grande. Também serão implementadas melhorias no entroncamento de acesso a Santo Antônio do Leverger e ao tradicional distrito de Bonsucesso. Adicionalmente, 5,5 quilômetros de vias marginais serão construídos para facilitar o comércio e os serviços na travessia urbana de Várzea Grande.
 
 Imprimir