Imprimir

Imprimir Notícia

03/06/2024 às 14:30

Coronel Fernanda cobra recomposição de efetivo policial em Mato Grosso

Marina Martins

A coordenadora da bancada federal de Mato Grosso, deputada federal Coronel Fernanda (PL), defendeu a urgência de mais policiais nas ruas.

Questionada sobre as críticas recentes ao código penal, a parlamentar reconheceu que é preciso atualizar a legislação, todavia, cobrou que o Governo do Estado aumente o efetivo de policiais militares.

“As duas coisas têm que andar juntas. Não tem como ter só uma lei rígida. Quem vai fazer a prisão? Quem vai fazer a condução? [...] Nesse momento as leis são mais difíceis de serem aprovadas, mas a população não pode ficar esperando sem ter o número de policiais suficientes nas ruas. [...] Os policiais estão sobrecarregados “, afirmou em entrevista ao programa Entre Elas, na Rádio Capital, na última sexta-feira (31).

Coronel Fernanda admitiu que o Estado tem investido na Segurança Pública, como a aquisição de câmeras de videomonitoramento, além de armas. Mas ressaltou que, de acordo com levantamento feito pela sua equipe, o efetivo de Mato Grosso é 40% menor do que o previsto na lei.

“Faltam quase cinco mil homens, precisaríamos de 12 mil. [...] Bandido tem medo de polícia. Onde tem viatura rondando bandidagem não atua. [...] Para se evitar um crime só quando a polícia está na rua. Hoje as facções criminosas estão tomando conta, porque elas estão percebendo que estão tendo espaço”, completou.

Além do aumento no efetivo, a deputada afirmou que está atuando na Câmara Federal para que recursos fixos sejam destinados à Segurança.

“Nós temos a proposta - como tem os recursos fixados para Saúde e Educação - nós estamos trabalhando para que tenha um percentual das emendas parlamentares para que a gente possa encaminhar direto para a Segurança Pública. Isso fortalece o Governo Estadual cada vez mais a investir e também ter recursos destinados”, concluiu.


 
 
 Imprimir