Imprimir

Imprimir Notícia

08/06/2024 às 13:17 | Atualizada: 08/06/2024 às 13:22

Botelho afirma que plano para impulsionar economia circular com reciclagem terá destaque nas proposta para Cuiabá

Da Redação - Vanessa Araujo/Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Com a entrada do mês do meio ambiente, o pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá pelo União Brasil, Eduardo Botelho, afirma que vai apresentar um projeto de rearborizar a Capital, antigamente conhecida como “Cidade Verde”, mas também chamou atenção para outra demanda do setor: Uma forma de reforçar as cooperativas de reciclagem.

“As reciclagens vêm caindo, vêm diminuindo, porque as pessoas estão perdendo interesse na reciclagem. E essa política que a gente chama de ‘política de economia circular’, ela é muito importante. Eu vou trabalhar em cima disso”, explicou Botelho. 

Segundo ele, a política de economia circular visa reaproveitar, reciclar e transformar em energia a maioria dos resíduos que estão em aterros.

“O que acontece com aquele lixo depositado em aterros? Ele vai produzir gás metano e o gás metano é o grande formador da camada de ozônio e do aquecimento global. Então é um dos pontos que nós temos que atuar fortemente e vai ser um dos projetos que vai constar na minha proposta”, concluiu Botelho. 

Dados do Instituto Água e Saneamento indicam que 21.918 habitantes de Cuiabá ainda não têm acesso à coleta de lixo, representando 3,51% da população do município.

Novo Marco do Saneamento Básico

A Lei n.º 14.026/2020, estabelece que os municípios devem eliminar seus aterros sanitários e lixões até 2 de agosto de 2024, assegurando que apenas rejeitos sejam dispostos em aterros sanitários.
 
 Imprimir