Imprimir

Imprimir Notícia

11/06/2024 às 16:51

Atriz diz ter sofrido transfobia nos bastidores de Renascer

Portal LeoDias

Uma gravação da novela Renascer realizada sábado (8), nos Estúdios Globo, afetou a vida, o trabalho e o psicológico de Lorena Sampaio, atriz e transexual que participou da sequência de cenas que mostrará o assentamento das terras de Tião Galinha (Irandhir Santos). Conhecida há vários anos na emissora por fazer figuração nas novelas, ela foi hostilizada e constrangida na frente dos colegas de equipe ao tentar usar o banheiro feminino. Não bastando, o caso tomou proporções maiores quando ela tentou se defender.

Ao portal LeoDias, ela relatou que ocorrido teve início durante o primeiro intervalo do trabalho, quando a mesma já havia notado alguns comentários ofensivos sobre sua aparência. Já na fila para usar o banheiro feminino, ela percebeu certo incômodo de outros funcionários que aguardavam na fila. Em determinado momento, Lorena foi questionada sobre o motivo de estar na fila para mulheres.

“Foi muito grave o que aconteceu, fui tachada de homem, pediram para eu ir para o [banheiro] masculino, me disseram que eu não tinha peito e nem cabelo de mulher. Eu nunca vivi isso na Globo em 8 anos”, desabafou Lorena, que faz tratamento e está em processo de transição de gênero.

De contrato assinado para cumprir horário das 7h às 18h pelo valor de R$ 100 reais, com desconto de 11% pela agência, mesmo abalada Lorena retornou para seu posto e seguiu trabalhando até o final do expediente, mas a situação voltou a se repetir antes dela deixar a emissora.

No carrinho que faz o translado nas dependências da emissora, Lorena se revoltou com novos comentários proferidos por colegas sobre suas características. A produção de Renascer precisou tomar frente da situação e pedir calma a ela. “Me disseram: ‘Mas você é trans? Não parece, não tem cara de mulher’. Isso foi muito constrangedor pra mim”, contou ela, que passa por atendimento na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e está bem próxima de receber sua nova documentação.

Inconformada, Lorena levou o caso para o fiscal responsável pelo gerenciamento de figurantes. “As regras da emissora contra homofobia e transfobia não funcionaram para mim. Fizeram vista grossa, foi uma hostilização absurda”, lamentou em pleno mês que celebra o Orgulho LGBT.

Apoiada por funcionárias transexuais da emissora, que possuem um grupo de comunicação, Lorena também foi orientada por um produtor de Renascer a levar o caso ao compliance. No entanto, o departamento de Ética e Conduta implantado em 2021 para combater casos do tipo a deixou sem resposta.

Lorena Sampaio, cabe dizer, atua como figurante na Globo há quase 8 anos. Seu primeiro trabalho na emissora foi em O Outro Lado do Paraíso (2017), de Walcyr Carrasco. Segundo Sol (2018), A Dona do Pedaço (2029), Vai na Fé (2023) e Travessia (2023) também estão entre os destaques.

Ela também participa do especial Falas de Orgulho, que a Globo levará ao ar no próximo dia 21 de junho, e que vai tratar da falta de oportunidades de trabalho para a comunidade LGBTQIA+ e da luta por direitos. Para a divulgação do documentário, Lorena Sampaio gravou para o Fantástico ao lado da jornalista Leilane Neubarth.

O portal LeoDias procurou a assessoria de imprensa do departamento de entretenimento da TV Globo que, até o fechamento desta reportagem, não emitiu posicionamento. 
 
 Imprimir