Imprimir

Imprimir Notícia

19/06/2024 às 13:28

Botelho crítica demora do Ibama e ICMBio em liberar obra no Portão do Inferno: ‘Falta bom senso’

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Vanessa Araujo

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) criticou a demora na liberação de licenças para o início da obra de retadulamento do Portão do Inferno, e acredita que está faltando “bom senso” por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

Para o parlamentar, os órgãos deveriam agir com mais celeridade, tendo em vista que a cidade de Chapada dos Guimarães está sendo prejudicada.

“Os comerciantes estão sofrendo, muitos estão sobrevivendo só com dívidas. Está atrasadíssimo, nós estamos perdendo um período sem chuva pra fazer a obra. Eu acho que está faltando bom senso do Ibama e do ICMBio para acelerar isso é dar a autorização o mais rápido possível”, disse nesta quarta-feira (19).

No início desta semana , a secretaria de Meio Ambiente Lauren Lazaretti, disse que o ICMBio já autorizou a obra. Segundo ela, resta apenas a emissão de licenças por parte do Ibama, o que deve ocorrer na próxima semana.

O projeto de retaludamento do paredão do Portão do Inferno foi escolhido pela Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra- MT) como a melhor opção para resolver o imbróglio envolvendo o Portão do Inferno.

O Executivo contratou a Lotufo Engenharia com dispensa de licitação, devido a urgência do caso, e já assinou a ordem de serviço. Contudo, a obra só pode começar com licenciamento ambiental das entidades federais.
 
 Imprimir