Imprimir

Imprimir Notícia

27/06/2024 às 08:36 | Atualizada: 27/06/2024 às 11:27

Incêndios no Pantanal estão sob controle, mas não há o que comemorar, diz Mauro

Da Redação - Vanessa Araujo/Da Reportagem Local - Luíza Vieira

Mesmo com a aparente contenção dos incêndios no Pantanal mato-grossense, o governador Mauro Mendes (União) não vê motivo para comemoração. Isso, porque a tendência é que fogo se alastre pela região. 

“Nós estamos trabalhando preventivamente, até agora está bem sob controle, mas a situação é preocupante e não dá para comemorar, porque nós temos ali condições muito propícias para que haja grandes incêndios”, declarou Mendes nesta terça-feira (25). 

Segundo Mauro, o governo já fez tudo o que era possível para se preparar para os incêndio e que há brigadistas de prontidão aguardando para serem acionados.

“A equipe está mobilizada, está trabalhando em parceria com o ICMBio, com o governo federal, temos uma cooperação com o Mato Grosso do Sul. Estamos mobilizados, aguardando. Tem gente parada de braço cruzado, aguardando ser acionado, brigadista, tudo que podia ser feito nós fizemos. Agora é contar um pouco com ajuda para que ninguém faça um incêndio criminoso, alguns acidentes que ocorrerem, que nós tenhamos a felicidade de contê-los antes que vi, tome grandes proporções”, concluiu. 

Em Mato Grosso do Sul, o governo decretou estado de emergência devido aos incêndios do Pantanal. Segundo dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cerca de 661 mil hectares foram consumidos pelo fogo neste ano no bioma no estado vizinho. Em seis meses, os números já superaram os incêndios de 2020. 
 
 Imprimir