Imprimir

Imprimir Notícia

02/07/2024 às 09:34

Limpurb determina que servidores da pasta realizem coleta de lixo durante greve dos garis

Paulo Henrique Fanaia

Para amenizar os impactos da greve dos garis, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpubr) determinou que os servidores da pasta realizem a coleta de lixo doméstico na Capital. Os trabalhadores irão começar o serviço na manhã desta terça-feira (2) na região da Orla do Porto.
 
“A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (LIMPURB), em uma tentativa de amenizar os prejuízos causados pela greve dos profissionais de limpeza urbana, considerada ilegal através da decisão liminar do juiz Tarcísio Regis Valente, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, no dia 30 de junho de 2024, disponibilizou seu quadro de servidores para realizar as operações de coleta de resíduos domésticos”, diz trecho da nota oficial enviada à imprensa.
 
Mesmo com decisão judicial liminar do juiz Tarcísio Regis Valente, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região que considerou a greve ilegal, os trabalhadores da limpeza urbana de Cuiabá iniciaram a paralisação dos serviços na segunda-feira (1º), reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

Os garis são terceirizados e contratados da Locar Saneamento Ambiental Ltda, uma empresa contratada pela Limpurb. A empresa impetrou um Dissídio Coletivo de Greve contra o Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana e Áreas Verdes do Estado de Mato Grosso (Sindilimp-MT) e a Justiça declarou a greve ilegal, determinando a interrupção imediata da paralisação sob pena de multa diária, o que não foi atendido pelos garis.
 
Ainda na segunda-feira, a Limpurb informou à imprensa que, por se tratar de uma empresa privada, a pasta não pode interferir nas ações da Locar.
 
 Imprimir