Imprimir

Imprimir Notícia

09/07/2024 às 13:38

Júlio pode lançar nome a presidente da Mesa, caso Max não cumpra acordo com Janaina Riva

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Vanessa Araújo

A disputa pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pode ter uma reviravolta com o lançamento da candidatura do deputado Júlio Campos (União) para presidente. Quem vê essa possibilidade, mesmo que remota, é Valdir Barranco (PT). De acordo com ele, isso pode acontecer caso Max Russi (PSB) não cumpra o acordo de escolher Janaina Riva (MDB) como primeira secretária.
 
Barranco explica que, entre os parlamentares há um entendimento de que Janaina deve ser a primeira secretária na chapa de Max, haja vista que ela já pleiteou e recuou da cadeira em eleições anteriores.

Acontece que, o novato da Casa, Beto 2 a 1 (União) está pleiteando a primeira secretaria a mando do Executivo Estadual. Caso ele seja o escolhido por Max, pode haver um racha no grupo, o que faria com que Júlio desistisse de ser o vice de Max e lançasse candidatura própria com Janaina como primeira secretária.
 
“Por enquanto não tem isso. Agora, o risco que se corre em havendo um número confortável de deputados com a Janaína e não havendo o esforço do Max no sentido de garantir esse compromisso com ela, é que possa realmente surgir outro nome. Júlio Campos é um nome experimentado e que possamos ter aí uma outra chapa. Eu espero que haja um consenso e que seja garantida o compromisso firmado com Janaina para que possamos manter a Assembleia de certo modo unida”, disse Barranco.
 
O cargo de primeiro secretário é um dos mais cobiçados, depois da presidência e vice-presidência da Mesa Diretora. Isso, porque é quem cuida do ordenamento financeiro da Assembleia. O nome de Janaina tem força para se eleger, todavia, o Palácio Paiaguás deseja ter um nome na cadeira, por isso insiste em eleger Beto.
 
Além do mais, para desestabilizar a escolha de Janaina, o líder do Poder Executivo na Casa, o deputado Dilmar dal Bosco (União) anunciou que deve pleitear a cadeira.
 

 
 
 Imprimir