Imprimir

Imprimir Notícia

11/07/2024 às 08:08

Faiad enquadra vereadores do MDB sobre apoio a pré-candidatura de Kennedy: 'Não vou admitir traição'

Luíza Vieira

O advogado Francisco Faiad, presidente do MDB em Cuiabá, enquadrou os vereadores da agremiação sobre apoio ao empresário Domingos Kennedy Salles (MDB), na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. O jurista afirma que não admitirá traição, e frisa que os parlamentares podem ser enquadrados por infidelidade partidária caso não acatem a determinação.

“Nenhum pré-vereador do MDB apoiará outro candidato que não seja Kennedy. Então, estamos unidos e fortes em apoio à pré-candidatura”, disse nesta terça-feira (9).

Segundo Faiad, o partido já está com sua chapa proporcional fechada, e conta com 10 mulheres e 18 homens, sendo que três irão buscar a reeleição. Trata-se dos vereadores Marcrean Santos, Luis Cláudio e Paulo Henrique.

A declaração é uma resposta ao vereador Marcrean, que aproveitou a janela partidária para trocar o PP pelo MDB, mas tem flertado com o opositor de Kennedy rumo ao Alencastro, o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União). 

Por outro lado, quando questionado se essa proibição se estendia também aos deputados estaduais, Faiad negou. “Não. Deputados estaduais estão livres para apoiar quem quiser”. 

Isso, porque a deputada Janaina Riva (MDB) a meses tem reforçado sua posição de apoio à pré-candidatura de Botelho. Tanto que o MDB estadual, comandado pelo presidente Carlos Bezerra, também chegou a se posicionar como um dos partidos que iriam compor o arco de alianças do deputado estadual.

A decisão de construção da chapa majoritária partiu do diretório municipal da sigla, que enfrenta um racha. De um lado, Janaina, forte liderança do partido, eleita em 2022 como a deputada mais bem votada da ALMT. Do outro, o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que apesar de ter tido um mandato polêmico em virtude de ser alvo de uma série de operações policiais, ainda tenta consolidar sua influência na sigla. 

Acontece que, mesmo após o diretório estadual ter sinalizado que apoiaria a candidatura de Botelho, com o grupo de Pinheiro à frente da agremiação na Capital, ficou definido que a sigla teria, sim, candidatura própria e o empresário Kennedy foi o escolhido como representante.

Nem Bezerra e nem Janaina compareceram ao evento desta terça. Mas, o presidente garantiu que já conversou com a deputada e que o cacique apoia “100% o nome de Kennedy”.

“Conversei com o Bezerra, disse a ele que ele sempre nos ensinou que partido forte é partido que tem candidato. Disse a ele que a gente tinha que ter um candidato e ele concordou comigo. Cem por cento ativo com a candidatura do Kennedy”, argumentou o advogado.
 
 Imprimir