Imprimir

Imprimir Notícia

15/07/2024 às 08:07

Vereadores entram em recesso a partir do dia 17 e focam na pré-campanha à reeleição

Luíza Vieira

Ansiosos com a campanha eleitoral, os vereadores por Cuiabá entram en recesso a partir do próximo dia 17. A última sessão ordinária ddo Legislativo Cuiabano acontece nesta terça-feira (16), e os parlamentares seguem de "férias" até 31 de julho, conforme regimento interno da Casa de Leis.

Apesar de 15 dias sem atividades, de acordo com a assessoria Legislativa da Casa de Leis Cuiabana, oo andamento de projetos nõa deve ser impactado.

Os 15 dias de recesso no mês de julho foram garantidos por meio do Projeto de Lei aprovado ainda em 2021

“O recesso parlamentar é um instituo comum aos regimentos democráticos em todo o mundo. O mandato parlamentar não se resume apenas aos trabalhos regimentais. Tão importante quanto à realização de discussões plenárias, o recesso permite uma maior interação do vereador com a população e com segmentos da sociedade”, destacou o autor da lei e presidente da Câmara Chico 2000 (PL).

O Leiagora conversou com a assessoria Legislativa do parlamento, que garantiu que os trabalhos não serão prejudicados pelo recesso.

“Os projetos que deram entrada estão ainda em fase de preparação nas comissões temáticas da casa. Quando a gente voltar, o que tiver pronto já entra tudo na pauta”. 

Com o retorno antes do prazo permitido para o início das convenções eleitorais, que ocorrerão de 20 de julho a 5 de agosto, a atenção dos vereadores fica dividida entre a conclusão do mandato 2020/2024 e os projetos eleitoreiros de reeleição para outubro.

A tendência é que os parlamentares utilizem esse período para intensificar a pré-campanha, uma vez que todos os 25 vereadores irão buscar a reeleição em outubro deste ano.

Vale lembrar que, o Legislativo Cuiabano unificou as duas sessões ordinárias semanais, que aconteciam as terças e quintas-feiras, apenas as terças-feiras. A medida visa dar mais liberdade para os vereadores trabalharem o seu projeto de reeleição.
 
 Imprimir