Imprimir

Imprimir Notícia

10/07/2024 às 17:05

Diego Guimarães reúne em casa oito deputados pró-Janaina na 1ª Secretaria da ALMT: 'todos fechados'

Vanessa Araujo

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) recebeu na noite desta terça-feira (9) em sua casa oito deputados para discutir a composição da próxima Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). À imprensa, Diego reafirmou o apoio do grupo à Janaina Riva (MDB) para Primeira Secretária da Casa no biênio 2025–2026: “todos fechados com Janaina”, declarou. 

“A Janaina é uma deputada de três mandatos. Não só pelo tempo, mas também pela articulação que ela tem aqui junto aos deputados, mas acredito que é o momento dela”, disse o deputado na manhã desta quarta-feira. 

Há uma disputa interna entre Janaina Riva e o deputado Beto Dois a Um (União) para ver quem fica com o cargo da Primeira Secretaria da ALMT. 

Conforme parlamentares, Janaina já havia renunciado ao cargo
no passado para beneficiar outras pessoas, e teriam prometido para ela que, futuramente, a cadeira seria dela. No entanto, o deputado Beto Dois a Um entrou na briga por sua boa interlocução com o Executivo estadual. 

Deputados de oposição chegaram a comparar a presença de Beto na Primeira Secretaria como uma forma de o governador Mauro Mendes (União) interferir na Casa de Leis e reprovaram o nome de Beto. Além dele, o líder do governo na ALMT, Dilmar Dal Bosco (União), também entrou na briga e corre como terceira força. 

Na avaliação de Diego, apesar dos nomes que disputam a vaga, acredita que, na hora de votar, os deputados devem entrar em um consenso. 

“Eu creio na união dos deputados. Aqui, nós somos 24 e acredito que, na hora de votar, acredito que a maioria vai caminhar junto”, concluiu. 

Segundo Diego, oito deputados estiveram no jantar em sua casa, outros nomes participaram à distância, mas se fizeram presentes. 

A eleição da Mesa Diretora, que era em setembro, foi antecipada para agosto devido às eleições municipais. 
 
 Imprimir