Imprimir

Imprimir Notícia

27/06/2019 às 15:18 | Atualizada: 27/06/2019 às 18:34

Mendes aposta em gás natural da Bolívia para desenvolver as indústrias da baixada cuiabana

Luana Valentim e Fernanda Leite

O governador Mauro Mendes (DEM) recebeu, nesta quinta-feira (27), o ministro boliviano de Hidrocarburos, Luís Alberto Sánchez Fernández, e o presidente da estatal boliviano, Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Oscar Barriga Arteaga, no Palácio Paiaguás para dar continuidade às tratativas de fornecimento de gás natural para o Estado.

Saiba Mais: Mato Grosso receberá comitiva da Bolívia para tratar do fornecimento de gás natural

Mendes analisa com a comitiva boliviana a possibilidade de manter a sociedade da MTGás com a YPFB.

“Esse objetivo foi criado na primeira visita que fizemos há menos de um mês atrás, para que, por meio desta sociedade, nós tenhamos a segurança na continuidade do fornecimento do gás, já que esse foi um grande problema que nós convivemos aos longos destes 15 anos, desde que foi inaugurada a termoelétrica em Cuiabá”, disse.

O democrata afirmou que os bolivianos se agradaram com esta possibilidade, por ser muito simpática sob o ponto de vista dos interesses deles e faz muito sentido para que possam ter uma empresa que realmente tenham o gás e que possam fazer dessa matriz energética, uma alternativa interessante não só veicular, mas principalmente para o desenvolvimento das indústrias da baixada cuiabana.

Mendes disse que, neste momento, uma sociedade entre duas empresas estatais e entre dois governos, sendo um internacional, não tem uma conversa simples, por isso está sendo dialogado sobre as premissas destes contratos sob pontos importantes para ambos os lados, onde hoje foi mais uma rodada de negociação.

“Estaremos criando um grupo de trabalho com representantes do governo da Bolívia com o de Mato Grosso para que, nos próximos dias, nós possamos finalizar todos os pontos sob os quais poderá assentar um contrato com uma parceria que podemos formar”, explicou.

De acordo com o governador, os integrantes deste grupo de trabalho pelo governo seriam técnicos da MTGás, da Secretaria de Estado de Fazenda e da Promotoria-Geral do Estado. Analisando a necessidade de se ter um conhecimento jurídico e de mercado.

Mendes afirmou que a decisão política de se construir essa parceria existe de ambos os lados e, agora, estão evoluindo nas tratativas para consolidar dentro de algumas semanas, um contrato onde estarão assentados todas essas discussões e interesses.
 
 
 
 
 Imprimir