Imprimir

Imprimir Notícia

24/09/2019 às 08:32 | Atualizada: 24/09/2019 às 10:37

Candidato denuncia fraude em concurso da Prefeitura

Luana Valentim

Um candidato que não quis se identificar denunciou ao Leiagora que houve fraude no concurso público da Prefeitura de Cuiabá realizado no último domingo (22). Segundo o participante, o envelope com as provas não estava lacrado. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pelo certame, negou as informações. O participante informou também que pretende registrar um boletim de ocorrência sobre o caso. 
 
Mais de 26 mil pessoas se inscreveram para concorrer as 288 vagas disponíveis, sendo 185 para nível médio e 103 para o nível superior voltado exclusivamente para a Secretaria de Assistência Social. A remuneração varia entre R$ 1.607,93 a R$ 9.519,08. Às pessoas com deficiência é assegurado o percentual de 10% das vagas existentes e na proporção de 20% para negros e indígenas. Entre os cargos disponíveis estão: assistente social, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, engenheiro civil e educador físico.
 
O participante informou que uma candidata que estava na mesma sala que ele chegou a questionar se o envelope estava lacrado, mas não obteve resposta. Então ele resolveu fazer o mesmo questionamento e a fiscal da sala respondeu que uma moça abriu o envelope por engano e estava entregando as provas em outra sala, justificando que esse foi o motivo de ter demorado 10 minutos para fazer a entrega.
 
“Aconteceu algo meio estranho no concurso. Tem várias pessoas lá de testemunha que a nossa prova chegou em um envelope que não estava mais lacrado. Tinha sido violado antes de começarmos a fazer a prova. A fiscal da sala pediu para um menino levantar para ser testemunha de que iria abrir pela primeira vez, mas não estava lacrado”, ressaltou.
 
Em nota, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame, negou anormalidade ou registro de qualquer incidente na aplicação das provas. 
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre as reclamações de candidatos que fizeram a prova do concurso público da Assistência Social na Escola Estadual Historiador Rubens de Mendonça, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame, esclarece que:

- As provas realizadas neste domingo (23) ocorreram dentro da normalidade, sem o registro de qualquer incidente;

- A empresa organizadora do concurso público montou uma verdadeira força-tarefa para coibir qualquer tipo de fraude ou incidente;

- Desconhece qualquer tipo de problema na aplicação das provas;

- Reforça que os candidatos que se sentiram prejudicados podem entrar em contato com a empresa organizadora do concurso público, por meio do Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC, pelo telefone (11) 4788-1430, de segunda a sexta-feira úteis, das 8:00 às 16:00 horas (horário local).
 
 Imprimir