Imprimir

Imprimir Notícia

23/10/2019 às 10:36 | Atualizada: 23/10/2019 às 10:55

Avião é apreendido em aeroporto de VG durante operação da PF

Luzia Araújo

Uma aeronave foi apreendida no Aeroporto Internacional Marechal Candido Rondon, em Várzea Grande, durante a operação “Céu Dourado”, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (23), em Goiás, Mato Grosso e São Paulo, para combater a extração e venda ilegal de ouro. 

O avião seria utilizado para fazer o transporte de ouro ilegal. Estão sendo cumpridos 26 mandados judiciais, sendo 24 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de sequestro de aeronaves. Em Mato Grosso, os mandados estão cumpridos em Cuiabá, Alta Floresta, Apiacás e Colniza. Todos mandados foram expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Goiânia, Goiás.

De acordo com a investigação, iniciada a partir da apreensão de 110 quilos de ouro avaliada em mais de 20 milhões de reais, ocorrida em 10 de junho no aeroporto de Goiânia, foram detectados indícios da participação de empresas na emissão de notas fiscais falsas com o intuito de acobertarem a origem ilegal do ouro. 

Apurou-se também que uma das prováveis minas, de onde teria sido extraído parte do ouro apreendido, não estava em funcionamento, o que corrobora a tese de que o ouro é de origem ilegal e está sendo esquentado pelos investigados por meio de empresas de fachada. 

Ficou constatado que apesar de uma das empresas envolvidas atuar na exportação de ouro para a Europa, não há registro de comércio exterior em seu nome. Estão em apuração os crimes de usurpação de matéria prima da União, crime ambiental e falsidade ideológica.

Apreensão de ouro

A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás, apreendeu no dia 10 de julho uma carga de 111 quilos de ouro, avaliada em 18 milhões de reais. A apreensão ocorreu após o recebimento de uma denúncia anônima, de que um avião monomotor, com destino ao aeroporto de Goiânia, estaria transportando ouro ilegalmente.

Após a realização de levantamentos, com a informação do prefixo do avião, a PF e a PMGO localizaram a aeronave logo após o pouso e, dentro dela, foi encontrado o carregamento de ouro.

A aeronave foi apreendida e o passageiro, que era o detentor do ouro, foi preso e autuado em flagrante por crime ambiental e pelo crime de usurpação de bem da união.

 
 
 Imprimir