Imprimir

Imprimir Notícia

15/08/2020 às 11:00

Lista tríplice para escolha de novo reitor da UFMT é enviada a Bolsonaro

Eduarda Fernandes

Está nas mãos do presidente da República Jair Bolsonaro definir quem será o novo reitor e o vice da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pelo mandato 2020/2024. Na terça (11), o Colégio Eleitoral Especial (CEE) enviou a ele as listas tríplices contendo os nomes dos concorrentes aos dois cargos.

Para reitor, disputam Evandro Aparecido Soares da Silva, Danieli Artuzi Pes Backes e Alexandre Paulo Machado. Já para o cargo de vice postulam Rosaline Rocha Lunardi, Sandra Negri e Elifas Gonçalves Júnior. As chapas foram formadas da seguinte forma: Evandro e Rosaline, Daniele e Sandra, Alexandre e Elifas.

O pleito que elegeu esses nomes para compor as duas listas, de reitor e vice, ocorreu na terça e teve o seguinte resultado:

Cargo de reitor:
Evandro Aparecido Soares (75 votos);
Daniele Artuzi Pes Backes (12 votos);
Alexandre Paulo Machado (3 votos).
 
Cargo de vice-reitor:
Rosaline Rocha Lunardi (71 votos);
Sandra Negri (16 votos);
Elifas Gonçalves Junior (3 votos).

Processo de escolha

Em dezembro do ano passado, Bolsonaro editou uma medida provisória na qual estabelece que, para a nomeação de reitores em universidades federais, o presidente poderá não acatar o nome vencedor da lista tríplice de candidatos apresentada pela instituição.

A medida rompe com uma tradição que vinha sendo mantida desde 2003 com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), em que o reitor escolhido pela comunidade acadêmica como o mais votado tinha o nome sancionado para um mandato de quatro anos.
 
 Imprimir