Imprimir

Imprimir Notícia

20/08/2020 às 18:13 | Atualizada: 20/08/2020 às 18:16

Emanuel promete editar decreto sobre retomada de eventos na próxima segunda

Eduarda Fernandes

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) deve editar, na próxima segunda-feira (24), um decreto autorizando a retomada do setor de eventos em Cuiabá. Adiantou que os eventos sociais como festas de aniversário, casamento e confraternizações devem ter a capacidade de lotação limitada a 100 pessoas. Já os eventos corporativos e técnico-científicos a 200 pessoas.

De todo modo, os eventos terão que seguir todas as medidas de biossegurança previstas pelas autoridades sanitárias, além de se adequar ao horário do toque de recolher, que tem início às 23 horas na Capital. Todas essas medidas constarão em um termo de compromisso com a Prefeitura de Cuiabá, a ser assinado pelos representantes do setor na próxima semana.

Leia também - Depois de 5 meses, Mauro libera eventos com restrição e ocupação limitada

A decisão foi tomada pelo prefeito após reunião por videoconferência com empresários do setor, na tarde desta quinta (20). Na ocasião, o prefeito destacou que, mesmo durante a pandemia, honrou o compromisso de criar a Secretaria do Turismo, que tem como missão planejar e organizar o que chamou de “Agenda 21”, um plano plurianual, desenvolvido junto com a iniciativa privada, para a implantação da “mais ousada política do turismo para a nossa cidade”, afirmou.

Emanuel também destacou sua preocupação com os setores do Turismo e da Educação, que foram os primeiros a entrar na quarentena e os últimos a sair, mas reforçou que todas as suas decisões têm como prioridade proteger a saúde e a vida das pessoas, diante da pandemia de covid-19.

“Vocês não imaginam o peso de uma caneta na mão num momento pandêmico, que atinge toda a humanidade. Mas a prioridade é proteger a saúde e a vida das pessoas, equilibrar o drama sanitário com o drama econômico e tentar superar tudo isso da melhor forma possível e sair maior do que entramos, apesar das perdas e das dores muito grandes”, salientou.

Decreto estadual
Nessa quinta, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que deve publicar nesta sexta (21) um decreto estadual liberando o retorno do setor de eventos. O chefe do Executivo destacou que, diferentemente dos meses de junho e julho, quando Mato Grosso chegou a ter mais de 90% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupados, hoje a taxa de ocupação das unidades fica em torno de 70%.

“Todo mundo precisa trabalhar, cuidar da pandemia, das máscaras e dos procedimentos higiênicos. Todo mundo já conhece. Esse setor merece respeito, são muitas pessoas que foram atingidas muito cedo. Está todo mundo parado, precisando trabalhar”, disse.

 
Com informações da Prefeitura de Cuiabá
 
 Imprimir